Programa de Arqueologia na Ferrovia de Integração Oeste Leste

Compartilhe

A Ferrovia de Integração Oeste Leste é um empreendimento do Governo Federal que ligará o futuro porto de Ilhéus (no litoral baiano) a Figueirópolis (em Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte Sul, abrangendo 32 municípios da Bahia, 10 do Tocantins e 1 de Goiás. Para a liberação da construção da Ferrovia é necessário o desenvolvimento de pesquisas arqueológicas que abranjam a preservação e a divulgação do patrimônio cultural regional.

Por meio de uma licitação, o Consórcio Arqueologia Leste Oeste, composto pela Fundação Aroeira e a Hollus, é o responsável pelas atividades da Arqueologia na ADA, AID, AII, realizadas nas seguintes etapas: Levantamento, Resgate e Monitoramento Arqueológico, além do Levantamento Histórico-Cultural e a Educação Patrimonial.

Ao total identificou-se mais de cem sítios arqueológicos, que foram devidamente registrados no órgão responsável, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Também foram realizadas atividades educativas com a comunidade residente próxima à área de construção da Ferrovia.

http://picasion.com/

 

 

 

Projeto de Levantamento, Salvamento e Monitoramento Arqueológicoda Ferrovia de Integração Oeste Leste Figueiropólis/TO – Ilhéus/BA. Programa de Educação Patrimonial Estação Cultura Programa de Educação Patrimonial Estação Cultura versão GIBI.

Compartilhe