Programa Educacional Bolsa Futuro

Compartilhe

O Programa foi coordenado, monitorado e avaliado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia,Em parceria com a Fundação Aroeira por meio do Gabinete de Gestão de Capacitação Tecnológica/Núcleo Bolsa Futuro, foi desenvolvido nos diversos Polos (como o CEPA) distribuídos nas cidades do Estado. O Bolsa Futuro abrangeu diversas ações, dentre elas, está o atendimento aos integrantes de famílias de baixa renda e das que participaram dos programas Bolsa Família ou Renda Cidadã.

O Programa ofereceu: cursos de qualificação profissional, gratuidade do curso, incentivo financeiro de R$ 75,00 por mês (durante 7 meses) para os alunos com baixa renda comprovada, material didático online e impresso, entre outros.

Acesso

Na primeira edição de cursos, ano de 2012/2013, os interessados fizeram uma pré-inscrição nos bairros e depois efetivaram a matrícula os Polos. Para o ano de 2013/2014, ainda não foram definidas as diretrizes para o processo de inscrição. Os interessados foram orientados a organizar a documentação necessária (RG, CPF, Comprovantes de endereço, escolaridade e de conta na CEF) e ficar atentos à mídia, pois o período de inscrições foi divulgado em rádio, televisão, sites relacionados (http://www.bolsafuturo.go.gov.br/), entre outros canais de divulgação.

Cursos Ofertados

Os cursos possuíam carga horária total de 264 horas e foram estruturados com um Núcleo Comum (nivelamento) e um Núcleo Específico (capacitação ou qualificação), sendo direcionados para qualificar pessoas em várias ocupações no mercado de trabalho: comércio, agropecuária, funções de apoio, e indústria e infraestrutura. O aluno poderia optar por uma Qualificação, neste caso precisaria concluir e ser aprovado em dois cursos, ou por uma Capacitação, neste caso precisa concluir e ser aprovado em apenas um curso.

Qualificações Profissionais –  EMENTÁRIO BOLSA FUTURO

Compartilhe